terça-feira, 3 de fevereiro de 2015


Túmulo da professora Minervina Rodrigues da Silva, a mestra de todas as mestras do Herval. Antigamente emprestava seu nome ao Grupo Escolar, respon- sável por ensinar à várias gerações de hervalenses a 'acurelha' as letras. Eu, por exemplo, fiz meu primário no prédio de madeira que ficava alí onde hoje temos o ginásio de esportes. Anteriormente o Grupo Escolar Minervina Rodrigues da Silva funcionou no prédio da esquina da rua Julio de Castilhos com a rua Luisa da Costa Nunes (do cemitério de cima). Lá pelo ano de 1923, estava estabelecido no casarão dos Acevedos, hoje Super Casarão, mas, por esta época ainda não levava o nome da mestra.
Pelo que eu saiba, hoje não resta nem uma homenagem a professora Minervina, visto que o Grupo Escolar foi incorporado ao Instituto São João Batista. 
Herval deve uma homenagem a professora Minervina. Quem sabe dando seu nome a um logradouro público, como forma de perpetuar sua memória. 
Quem sabe, a municipalidade não coloca uma placa em seu túmulo, pois a pedra esta de tal forma desgastada que não permite identificar o que nela esta escrito. 
'VAMOS EVITAR QUE A MEMÓRIA DA PROFESSORA MINERVINA DESAPAREÇA". 
Quem sabe uma placa também nos dois prédios onde esteve estabelecido o Grupo Escolar. 
Ainda mais, quem sabe uma placa em cada local que tenha ligação com a história do nosso Herval.
'VAMOS RESGATAR E PRESERVAR A HISTÓRIA DO HERVAL' 
Em nossa cidade temos umas raras iniciativas de identificação de locais históricos, e a maioria colocada por terceiros, exceto o marco da piscina, a placa da praça (ja bastante deteriorada), os bustos do prefeito Gurizinho e do Pd. Libório que foram iniciativa da municipalidade. 
Também, pouco adianta batizar as ruas se poucos, conhecem a história dos homenageados: 
Poucos sabem quem foi Santos Abreu, Silva Tavares, Ramon Xamuset, entre tantos outros. Cada rua deveria portar em algum lugar, um pequeno histórico do homenageado. Se não me falha a memória, a travessa Mário Nunes traz um pequeno histórico do homenageando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.