sábado, 30 de maio de 2015

Região - Ponte Barão de Mauá é reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul

Fabio Duarte

Fonte: Decom Jaguarão, Diário Popular e Radio Difusora Arroio Grande


Jaguarão será palco da cerimônia de reconhecimento da Ponte Internacional Barão de Mauá como o primeiro bem do Patrimônio Cultural do Mercosul. Uma solenidade marcará, no sábado (30), a entrega oficial do Certificado de Patrimônio Cultural às autoridades brasileiras e uruguaias.
O evento faz parte da programação da 11ª Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) do Mercosul, que teve início nesta quarta-feira (27) em Jaguarão. Com duração de quatro dias, o encontro irá apresentar os resultados, as diretrizes e as definições das atividades debatidas nas reuniões dos Comitês Técnicos da área de Patrimônio Cultural. Participam Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.
Nesta quarta foram realizadas duas sessões para avaliar as Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos e a pajada, forma de poesia improvisada vigente na Argentina, no Uruguai, no Chile e no sul do Brasil, para reconhecimento como Patrimônio Cultural do Mercosul.

Ministro da Cultura Juca Ferreira estará em Jaguarão neste sábado 31/05/2015

A Reunião da Comissão ocorre em presidências temporárias, que se revezam a cada seis meses entre os países membros plenos do bloco. Nesse semestre ela está com o Brasil. Com isso, o país fica responsável por empreender ações que favoreçam o esforço de convergência e de integração regional. E o foco central pretendido pela presidência brasileira é concluir os procedimentos de reconhecimento da Ponte Internacional Barão de Mauá, na fronteira Brasil-Uruguai. Durante a cerimônia de sábado também será lançado o dossiê da Ponte, iniciando a série de publicações da CPC, entre outras ações. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, pode participar da cerimônia.
/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.