quarta-feira, 22 de julho de 2015

PROJETO BASÍLIO MEMORIA (PARCIAL) POR: JUCA DO BASÍLIO.


 G.E.ferroviário - Foto de  2002 - Foto Parcial 

Centro Esportivo. Ponto máximo de uma época. Trabalho de gramado coordenado pelo Fábio Gonçalves Faria e parceiros, sem dúvida um tapete que recebeu grandes craques em grandes eventos. Atualmente não exibe toda esta beleza mas desenvolve atividades esportivas congregando desportistas e aficcionados pelo "mundo da bola". Deixo de enumerar "astros" que desfilaram aqui, mas registro o que poucos sabem: Um dos maiores arbitros de FUTSAL do Brasil , de jogos internacionais, iniciou apitando em Basilio; Sandro Brechane. Em nossa longa passagem imaginamos ter feito nossa parte.



IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS -BASILIO-HERVAL

CAMPANHA REVITALIZAÇÃO " AMIGOS DO SEMPRE BASILIO".
" E desceu as chuvas, correram torrentes, sopraram os ventos, bateram com ímpeto contra esta casa, contudo não caiu, porque está fundada sobre rochas!". (Mateus 7)

         




PROJETO BASILIO MEMÓRIA - Estação Desvio Herval.

dezembro de 2014 - Km. 142 - R.Grande - Bagé. ( demarcação antiga)
Na parte dos fundos está fadado em breve a desabar, iniciando pelo telhado, já em ruínas.

              



PROJETO BASILIO MEMÓRIA - 2004 - 120 ANOS

NIDO FURTADO SOARES - Tive a oportunidade em nome da comunidade durante os festejos de prestar homenagem a tão importante personalidade da história de Herval, no ato o chamei dizendo ; "último dos caudilhos !." O fiz em vida porque depois... Desde de minha infancia, por volta de 1954. Acompanhei sua trajetória politica , foi presença em muitos pleitos, lembro com detalhes. Foi um Prefeito presente juntamente com sua Olenca. Baluarte na reconstrução de Basilio pós o ciclo ferroviário, ajudou evitar o exodo , a acreditou no projeto e os resultados aconteceram. Um pouco da infraestrutura que hoje usufruem na comunidade o teve como gestor, além deste colaborador, foi assessorado pelo Renato Soares, Basiliense inteligente e sempre parceiro. É o resgate a sua memória. Para mim eterno agradecimento...
( ainda na foto; Dep. Nelson Hartter, Pref. Rubem, Major Ferreira, Diva e Nilton Coelho)

                                    


PROJETO BASILIO MEMÓRIA - ESTAÇÃO DESVIO HERVAL

1958 . Linha Bagé - R. Grande - Km 142
Inaugurada em 02.12.1884. Localizada a margem direita do Arroio Basilio, município de Herval. Construída para atender a sede do municipio, que fica próximo. Passageiros, encomendas , carros "de praça" e malas do antigo " Correios e Telégrafos" para a cidade de Herval, a tinham como referencia. Era o ponto de que tinha Herval como destino, ou ir a outros lugares. Contam que saudoso Seu Júlio Lima, estafeta do Correio e tinha também fazia linha com camionete para passageiros, certa vez "embaralho-se"' com a triagem das correspondencias que eram feitas rapidamente nos malotes no vagão do Correio e o trem partiu com Seu Júlio separando cartas, desceu ele com este em movimento e caiu junto a um monte de cascalhos, causando ao sempre bom Júlio, grave lesão. Certamente outras histórias ali ocorreram, afinal, foram quase 72 anos de convívio. Em março de 1956 esta logística passou para Estação Basilio, pois esta oferecia maior infraestrutura, tais como ponto de refeição, agencia Postal que já desenvolvia triagem postal para cidade de Jaguarão através funcionário , saudoso Carlos Tavares Gonçalves O prédio da estação encontra-se hoje em desuso, quase ruínas e dificil acesso, o armazém de madeira foi desativado em 1958. Resta nesta vila além de paredes de prédios destruidos, a casa do Ubirajara Meilreles,(F) ao fundo, em bom estado, o sobrado da Elvira Chagas (F), está em pé, é habitado. O resto desta vila que um dia foi pulsante e festeira é só alicerces. ( visitei em dez, 2014) 

Nota; O transporte de passageiros e malotes era feito também, se necessário, pelo Seu Oscar e Raul , irmãos do Seu Júlio.


        


PROJETO BASILIO MEMÓRIA - 1971 - INUSITADO ! , LOCOMOTIVA EM RODOVIA ? " Não, apenas um descarrilamento do trem misto em uma curva fechada , linha de Jaguarão entre estações Airosa Galvão e Mauá, próximo a ponte. Tráfego interrompido por 10 dias. "."O trem passou, deixou sua história."
                   



PROJETO BASILIO MEMÓRIA - FERROVIA TRONCO SUL, PASSO FUNDO - ROCA SALES. 1984

Locomotiva Diesel Elétrica Mod. G12, adentrando em dos 34 túneis da "Ferrovia do trigo".Projeto arrojado assinado pelo Eng. Clóvis Pestana. Esta orgulho da engenharia brasileira além de túneis foram construidos 36 pontes e viadutos, 30 passagens superiores e inferiores. Estas locomotivas foram suprimidas pela concessionária, ALL que colocou maquinas de maior potencia as utilizando como suporte nas grandes rampas em composições de alta tonelagem , como a dos Caldeiras, próximo a Cerrito.

                 
José Eugênio Perez. JUCA DO BASÍLIO.



               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.