terça-feira, 25 de agosto de 2015

OS DADOS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE EM HERVAL, A VACINAÇÃO VAI ATÉ O DIA 31 DE AGOSTO DE 2015..


 A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começou no sábado (15/08) e vai até 31 de agosto em todo o país. A meta é imunizar 12 milhões de crianças.Em Herval  a forma criativa de chamar a atenção das crianças para a vacinação foi que as mesmas puderam tirar uma foto no carrinho da Peppa Pig.

Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Os profissionais foram orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. As doses atrasadas puderam ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo o ministério da saúde.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país. O último caso no país foi registrado há 26 anos.

Esquema da vacinação de pólio.
A vacinação contra poliomielite funciona da seguinte forma: aos 2 e aos 4 meses de idade, os bebês devem tomar a vacina inativada de poliomielite (VIP), que é injetável. E aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, devem tomar a vacina oral de poliomielite (VOP), que é a gotinha distribuída durante a campanha.
Crianças que não receberam as duas primeiras doses injetáveis da vacina contra pólio não poderão receber a gotinha. “Quando a gente recebe uma criança com calendário não iniciado, a gente inicia com o cronograma adotado normalmente. Ou seja, ela vai receber a primeira vacina injetável naquele dia, a segunda dali a dois meses, e aí vai cumprindo calendário”.
Em Herval 349 crianças devem ser vacinadas até o final da Campanha, 26 menores de 1 ano, 51 maiores de 1 ano, 94 maiores de 2 anos,90 maiores de 3 anos e 88 maiores de 4 anos.
Até o momento vacinamos 134 crianças,afirma a enfermeira Luana,responsável pela Sala de Vacinas.

Quem ama Vacina!!!


Att

Carlos Dioner Perez Azambuja
Secretario Municipal de Saúde
Herval/RS 

Postagem: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.