quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PRIMAVERA QUE COMEÇOU HOJE, TERÁ CHUVA ACIMA DA MÉDIA E CALORÃO.

Estação começou às 5h20 desta quarta-feira (23) e vai até 22 de dezembro.
Podem ocorrer temporais, com ventos fortes e queda de granizo no período.


Iniciada nesta quarta-feira (23) às 5h20, a primavera no Rio Grande do Sul terá uma semelhança com o inverno gaúcho deste ano: chuva acima da média. Ao menos essa é a previsão dos meteorologistas para a nova estação, que vai até o dia 22 de dezembro.
A Metade Norte terá o pico de chuva em outubro enquanto em novembro o indicativo se estende também para o Noroeste, Centro e Oeste. Em dezembro, véspera do verão, a precipitação será mais intensa entre as áreas do Noroeste, Centro e Campanha.
Segundo os meteorologistas, vai haver um aumento na chance de raios e também de sistemas que provocam muita chuva em pouco tempo. Podem ocorrer temporais, com ventos fortes e queda de granizo.
Em relação às temperaturas, a primavera tem uma grande diferença entre as mínimas e as máximas, o que os meteorologistas chamam de amplitude térmica. Mas a estação terá forte influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e que provoca chuva intensa e deixa a amplitude térmica um pouco menor que o normal. O calor vem mesmo com força em dezembro.


Diferente do que preveem os meterologistas para a primavera como um todo, o primeiro dia da estação terá uma trégua da chuva. As áreas de instabilidade que estão bloqueadas sobre o estado enfraquecem nesta quarta (23) sobre o Nordeste, o que deve diminuir a nebulosidade sobre Porto Alegre. A região da capital gaúcha deve ter finalmente um dia sem a chuva frequente.


Mas a trégua será curta. A partir de quinta (24), as áreas de instabilidade ganham força de novo e a chuva volta com força. Até pelo menos segunda (28) ou terça-feira (29) de setembro, os gaúchos ainda vão sofrer com temporais e enchentes.
Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.