segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

EMPREITEIRA E COMPARSA CONCÓRDIA DE JAURI AFONSO MEDEIROS, EM HERVAL:RS

 A Comparsa Concórdia (Esquila & diversos Serviços Rurais) de Jauri Afonso, está inovando e apostando na melhora da sua técnica em esquila em ovinos, sendo assim, estudou e está aplicando a técnica australiana TALLY HI, até contratou um uruguaio, ANDRES PEREIRA (Artigas/Uruguai), que é profissional nesse tipo de esquila, que consiste em esquilar o maior número de ovelhas em um tempo menor que o convencional.

VEJA O VÍDEO SOBRE A EMPRETEIRA E COMPARSA CONCÓRDIA.






No sábado passado, Jauri fez uma confraternização de despedida das esquilas dos ovinos adultos, agora só cordeiro.
 Nesta confraternização tinha bolo, refri e cerveja para os funcionários, pois na empreiteira e comparsa Concórdia o funcionário é bem tratado.




Para quem quer contratar os serviços da empreiteira Concordia, para esquila, alambrar, cebola e etc, é RUA DR XAMUSSET 374, HERVAL:RS TEL (53) 9967 2764 E (53)8421 2455.
ESQUILA TALLY HI.

 a tosquia através do método Tally-Hi, que é oriundo da Austrália, tem sido utilizado na esquila do rebanho no pré-parto. Em alguns sistemas produtivos no Uruguai, as ovelhas são acasaladas em abril/maio, esquiladas de 25 a 40 dias antes do parto e vêm a parir em setembro/outubro.

As vantagens deste tipo de sistema conferem qualidade a lã, melhorando seu aproveitamento pela indústria, diminui a mortalidade de cordeiros, pois as ovelhas tendem a procurar locais mais abrigados para parirem e ficam mais ágeis para se levantar e atender ao cordeiro após o parto; aumenta o ganho de peso no terço final da gestação, uma vez que os animais esquilados ingerem mais alimentos, e torna desnecessária a limpeza de úberes.

Além disto, o médico veterinário explicou, que por ser o método realizado no inverno, no Uruguai os produtores têm de aderir a outras práticas como capas protetoras e pentes de esquila altos, a fim de evitar impactos negativos no rebanho.

Por:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.