sábado, 19 de março de 2016

Conselho Municipal de Herval, seleciona produtores para aquisição de insumos

Redator(a): Fernanda de Freitas

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em reunião extraordinária na terça, 15, na Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento realizou a seleção dos beneficiários para o Programa de Aquisição de Insumos via consulta popular /2015. Trata-se de uma linha de crédito pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais FEAPER, através do banco Badesul, tendo a EMATER como responsável pela elaboração dos projetos.
As inscrições foram abertas no dia 3 de Março e se encerraram no dia 15. Para participar o critério estipulado conforme relação da Inspetoria Veterinária era que cada produtor obtivesse no máximo 50 bovinos e 100 ovinos e trabalhar exclusivamente com pecuária de corte. Ao todo, 53 produtores inscreveram-se e 15 foram selecionados por região através de sorteio.
O valor máximo por beneficiário ficará em torno de R$2.000,00, sendo 80% pago pelo Estado e 20% de contrapartida, pago pelos produtores que estiverem com os pagamentos em dia. O crédito poderá ser utilizado somente para a aquisição de insumos, destinados a pecuária de corte como, adubos, sementes medicamentos, sal mineral, ração, entre outros, conforme manual da Feaper.
Thiago Souza responsável pela elaboração destes projetos na Emater/Herval que trabalha em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento explica que o prazo para entrega na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) é até o final do mês. Para que isso aconteça, toda a equipe está empenhada em buscar e organizar os documentos dos 15 produtores contemplados. Além disso, Thiago explica que normalmente o processo para a liberação do crédito se dá em torno de 180 dias, por conta das questões burocráticas.
Para o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Fernando Silveira, essa é mais uma conquista para o desenvolvimento rural do município, bem como as decisões tomadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que trabalha justamente para melhorar, acompanhar e auxiliar os pequenos produtores na busca de  recursos e melhorias para o setor. Com isso todos ganham.
 Foto: Thiago Souza
Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.