sexta-feira, 11 de março de 2016

ESF: A SAÚDE EM HERVAL NO INTERIOR DO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE EM ASSENTAMENTOS.

 Redator(a): Fernanda de Freitas
Cumprindo a agenda mensal de atendimentos nas comunidades rurais e assentamentos, a Equipe I da Estratégia Saúde da Família (ESF) composta pelo Dr. Moacir Alves, Enfermeira Bruna Cunha e Agente de Saúde Elizete Douglas e a equipe do Odontomóvel formada pelo Dentista José Carlos, a Auxiliar Bianca Silveira e o Motorista Abel realizaram atendimentos no assentamento 15 de Outubro e Fazenda Nova.

Á Estratégia Saúde da Família e Odontomóvel são estruturas financiadas pelo Governo Federal, vinculados e geridos pela Secretária de Saúde do Município. Ambos são planejados para descentralizar os atendimentos chegando até as comunidades mais distantes, oferecendo atendimentos preventivos médicos e odontológicos, dispensa de medicamentos, orientações para pré-natal, agendamentos de pré-câncer, respeitando os direitos básicos de cidadania. No caso do município de Herval que possui uma área territorial de 1.757,83 km², as equipes são dividas por áreas geográficas e cada equipe é responsável por aquelas localidades, onde visitam mensalmente, criando assim um vínculo entre comunidade e equipe.

Na parte da manhã, foram feitos 12 atendimentos médicos no, 15 de Outubro, em um espaço cedido pelas famílias locais. Foram dispensados alguns dos medicamentos contínuos e da farmácia básica.  Antes de passar ao médico, a Enfermeira verifica a pressão e o prontuário preenchido através visitas da Agente de Saúde. À tarde foram feitos aproximadamente 30 atendimentos na Fazenda Nova, além das vacinas, orientações para gestantes, e avaliação de pacientes para o pré-câncer.
Enquanto isso o Dr. José Carlos ministrava uma palestra sobre a importância da higiene bucal para os pequenos da E.M.E. F Ernesto Che Guevara, na comunidade Fazenda Nova. Além da palestra e da escovação orientada, a equipe do Odontomóvel entregou para a escola kits de higiene bucal para que as crianças utilizem no período em que estão na escola, que funciona em turno integral nas terças e quintas, onde os alunos recebem todas as refeições do dia.
Maria Luci Soares de 52 anos, moradora da Fazenda Nova, toma medicamentos contínuos e acredita que estes atendimentos mudaram muito a vida de todos na comunidade “A equipe é muito boa e atenciosa, e todos os remédios que eu preciso eles entregam, não tinha como ir toda hora ao posto, tudo está muito melhor pra nós” conta dona Maria.
Cleni Soares, moradora do 15 de Outubro e residente na casa onde são realizados os atendimentos, explica que é muito importante para eles essa conquista “é necessário que tivéssemos atendimentos aqui, pois as casas são distantes umas das outras, e fica muito longe pra pegar o ônibus, agora ficou melhor pra todo mundo” comemora Cleni.
O Prefeito Ildo Sallaberry sabe da importância desses projetos e acredita que a saúde preventiva é uma consolidação no município, e que o mapeamento feito através do ESF e Odontomóvel consegue alcançar todas as comunidades.  Na visão do Secretário de Saúde Dione Azambuja esses são projetos fantásticos e que estão consolidados no município “a grande diferença que eu vejo no ESF e no Odontomóvel é o vínculo que é possível criar entre pacientes e profissionais, além dos atendimentos preventivos, medicamentos, exames, e orientações, estamos oferecendo cidadania” completa o Secretário.
Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.