quinta-feira, 24 de março de 2016

Separação de lixo é meta para escolas de Herval.

Redator(a): Fernanda de Freitas
Para dar continuidade a implantação das metas contidas no plano municipal de resíduos sólidos, onde a separação de lixo é um dos itens para o ano de 2016, foram reunidos na noite desta segunda-feira, 21, a Secretária de Educação Cristiane D’Ávila, diretoras e servidoras da limpeza e cozinha de todas as escolas municipais para apresentação dos novos métodos e metas. A Bióloga Vanessa Dutra foi a responsável por compartilhar as informações e também foi convidado o servidor Nereu Zanúncio, responsável pela coleta de lixo nas escolas rurais e assentamentos.

 Atualmente os serviços de coleta são realizados semanalmente nas escolas municipais, segundo Nereu o tempo máximo para a retirada pode chegar a 15 dias, dependendo da demanda. A secretaria de obras recolhe as bombonas traz para o pátio da prefeitura e a empresa responsável pelo descarte, recolhe e leva para o aterro sanitário. Para implantar o novo método de separação, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento vai realizar palestras e dinâmicas com os alunos das quatro escolas municipais, nos dias 4 e 5 de abril, conforme agendamento formalizado na reunião. Também solicitou a direção das escolas, que encaminhem se necessário lista com os materiais para ajustar-se as novas metas.
A Bióloga Vanessa Dutra ainda explicou aos presentes que além das escolas, brevemente a coleta seletiva será implantada em todo o município, e que o não cumprimento implica na hora do recebimento de recursos de qualquer natureza “Esta é uma ação que será realizada em todo o município, além disso, podemos aproveitar melhor nosso lixo orgânico, criando hortas, composteiras para o plantio de novas árvores” explica Vanessa.



Após a visita da Bióloga e do trabalho realizado com alunos e professores, a Secretaria de Obras não irá mais recolher o lixo orgânico, apenas o lixo seco (papéis, plásticos, latas, embalagens, entre outros). As escolas terão de organizar projetos e implantar novas ideias para o aproveitamento do lixo. Bem como já foram convidados a participar da semana do meio ambiente realizada em junho, para apresentar as ideias e projetos implantados a partir do novo método para recolher, separar e aproveitar o lixo.
Postagem: Paulinho da Mídia, o Javali do Herval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.