sábado, 14 de maio de 2016

Unipampa Jaguarão - Mobilização unificada ocupa campus da Unipampa em Jaguarão

Fabio Duarte


Notícia atualizada:

Mobilização unificada ocupa campus da Unipampa em Jaguarão.


noticia

Frente aos cortes orçamentários que cada vez mais inviabilizam o funcionamento da universidade pública, uma mobilização conjunta de estudantes, técnico-administrativos e terceirizados ocupa o campus de Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A ocupação iniciou ontem (12) pela manhã, motivada pelo anúncio de que poderiam ocorrer demissões de até 50% dos trabalhadores terceirizados.
A comunidade acadêmica recebe da administração superior da Universidade, desde janeiro, a concretização da redução de orçamento efetivada pelo governo federal. Os primeiros cortes foram relativos a viagens intermunicipais e à possibilidade de trazer professores de fora do estado para participação em bancas. Após, foi anunciado que haveriam cortes nos terceirizados. Alguns deles, além da ameaça de demissão, estão sem receber devidamente os salários, vale-alimentação e vale-transporte.
Neste momento, acontece uma reunião entre reitoria, diretores e coordenadores administrativos, em Bagé, transmitida por videoconferência aos outros nove campi (Alegrete, Caçapava do Sul, Itaqui, Jaguarão, São Borja, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Uruguaiana, São Gabriel). A reunião deve decidir a abrangência das demissões. Enquanto isso, a ocupação no campus de Jaguarão segue, reivindicando que a reitoria se posicione publicamente contra o corte de verbas do governo federal na educação.
Em Pelotas, a reitoria não informa satisfatoriamente sua posição sobre os cortes orçamentários e os rumos da educação pública.

Mais informações em breve.

Assessoria ADUFPel

Fonte:http://www.adufpel.org.br/site/noticias/mobilizao-unificada-ocupa-campus-da-unipampa-em-jaguaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.