terça-feira, 10 de maio de 2016

Zona Sul participa de Marcha dos Prefeitos em Brasilia

Segundo Azonasul, cinco municípios da região estão representados em evento

Valorizar os municípios e garantir mais autonomia na gestão das cidades. Entre as pautas do movimento municipalista, a defesa de maior participação dos governos municipais está em debate na 19º Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O evento congrega até a próxima quinta-feira, prefeitos e representantes políticos de todas as regiões brasileiras para expor as reivindicações das lideranças e sensibilizar deputados federais, senadores e o governo federal. Segundo a assessoria de imprensa da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), cinco prefeituras da região estão representadas: Jaguarão, Aceguá, Arroio Grande, Cerrito e Chuí.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os prefeitos devem insistir na luta pela redistribuição do pacto federativo em mais esta edição do evento. Na Marcha, os líderes também pretendem formular uma carta para ser entregue ao Executivo Nacional para reafirmar as pautas em debate pelo movimento municipalista. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deve mostrar de que forma a crise econômica atinge a população. Dentre os diversos indicadores negativos que têm impactado as administrações municipais, a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é a que afeta a maioria deles, uma vez que mais de 60% das 5.568 prefeituras dependem exclusivamente dos recursos deste Fundo.

Movimento do Bolo
Realizado em municípios de todos os estados brasileiros, o Movimento do Bolo reivindica transformações no atual pacto federativo do país. Isto é, as prefeituras buscam alterar a divisão de tributos entre municípios, estados e a União. Conforme a atual distribuição, os municípios recebem a menor parte dos recursos arrecadados através de taxas cobradas nacionalmente. Os estados recebem uma parcela maior que as prefeituras e a União agrega a maior parte.
Divisão dos tributos
18%
Municípios
25%
Estados
57%
União
Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.