quarta-feira, 22 de junho de 2016

V SEMINÁRIO DO LEITE EM HERVAL:RS, MOBILIZA PRODUTORES DE TODA A REGIÃO.



Com um público de aproximadamente 150 pessoas, o V Seminário do Leite realizado no parque de exposições do Sindicato Rural, contou com a presença de palestrantes e produtores e público interessado que debateram sobre a conjuntura atual do Leite e suas perspectivas para o futuro. Entre os palestrantes estiveram produtores e especialistas. O V Seminário do Leite é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Emater/Ascar, Sicredi e Sindicato Rural.

Durante a abertura oficial, a Secretária de agropecuária e desenvolvimento Mara Carvalho agradeceu todos os envolvidos pelo auxílio e comemorou a realização e a chegada do município ao V Seminário, seguida por Thiago Souza chefe de escritório da Emater/Ascar que agradeceu a parceria de todos e a vinda dos palestrantes para compartilhar experiências com os produtores de toda a região. O Prefeito Ildo Sallaberry agradeceu o apoio das entidades, produtores que participam desse processo de desenvolvimento da bacia leiteira no município, e frisou a importância desses seminários para o desenvolvimento econômico e a consciência do trabalho em comunidade para alavancar o setor.

As palestras tiveram inicio pela manhã onde o convidado Jaime Ries da Regional da Emater/Ascar de Pelotas, falou sobre a conjuntura do leite, apresentando números da produção, a situação desfavorável que o país vem enfrentando na questão da produção e venda de leite, consumo e perspectivas para o futuro, “Minha intenção não é desmotivar os produtores apresentando números negativos, mas sim prepara-los para o que o mercado está passando e ajuda-los com exemplos que também foram mostrados para as boas práticas e como fugir e passar por situações de crise” comenta Ries.

A manhã teve ainda como convidados os produtores Izolda Lund e Élio de Lazare, falando sobre o gerenciamento e projeto de agroindústrias, nos dois casos, Izolda Herval e Elio Pedras Altas, trabalham na produção de laticínios. Izolda com uma fala objetiva e coloquial falou sobre suas experiências como produtora e levantou questões importantes na questão do gerenciamento financeiro. Elio seguiu a mesma linha de Izolda e apresentou também uma reportagem feita em sua agroindústria onde todo o processo aparece de forma clara e detalhada.
Sindicato dos Empregadores Rurais de Herval.


A tarde seguiu com a palestra do mercado mundial do leite por Rosi de Lima e Helio Muller, Presidente da Cooperforte, seguida por Maira Balbinotti, veterinária e pesquisadora da qualidade do leite Lina da Embrapa, falando sobre as alternativas para aumentar a produção com mais qualidade, além de novas técnicas que a Embrapa disponibiliza aos produtores. Após o encerramento do V Seminário do Leite, os produtores rurais representantes e presidentes dos Conselhos, reuniram-se com a Secretária Mara e o Chefe de escritório Thiago para debater questões pertinentes ao grupo.




Texto e 03 fotos:Fernanda de Freitas
Assessora de Imprensa
Jornalista MTb 5427

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.