sexta-feira, 22 de julho de 2016

CRAS OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO E GERAÇÃO DE RENDA ATRAVÉS DO CRAS (ASSISTÊNCIA SOCIAL DE HERVAL)



Oportunidade de aprendizado e geração de renda através do CRAS
                       Clica na foto que aumenta.

Nas últimas duas semanas, o Centro Referência de Assistência Social – CRAS cumprindo a carga horária prevista para os cursos oferecidos de forma gratuita à população promoveu o encerramento dos cursos de Macramê, técnicas em Jornal e material reciclável.  A arte de dar nós, como é conhecida a técnica do macramê, contou com 11 alunas, com uma carga horária de 32 horas, distribuída em quatro dias, bem como o curso de material reciclável, com a mesma carga horária e 10 alunas. O curso de técnicas em jornal teve uma carga horária de aproximadamente 120 horas, distribuídas em dois dias da semana, com sete alunas.

Além de proporcionar novos aprendizados, os cursos através do CRAS em parceria com Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e SENAR, possibilitam as alunas, oportunidade de geração de renda e integração que resulta na ampliação do mercado de trabalho, desenvolvendo novas associações e cooperativas, como a Casa do Artesão, instalada atualmente no Parque do Sindicato Rural dos empregadores.

Anualmente o CRAS oferece em média 15 cursos, a estimativa é que aproximadamente 200 pessoas sejam capacitadas, sendo 90% de público feminino. Estes dados mostram um interesse e inserção das mulheres no mercado de trabalho, gerando e complementado a renda da família, bem como para algumas delas, sendo a fonte principal de renda. A Coordenadora do CRAS, Ana Cristina D’Ávila, explica que o objetivo destes cursos é oferecer novas possibilidades, tanto de aprendizado, como geração de renda “Muitas delas já estão trabalhando e vendendo produtos a partir dos aprendizados nos cursos, uma porcentagem de 50% de aproveitamento das mulheres que procuram os cursos”, explica Ana Cristina.

                                            Clica na foto que aumenta.


Ana Paula, aluna dos cursos de macramê, jornal e material reciclável, conta que tem aprendido muitas coisas e que já está colocando seus produtos a venda na casa do artesão, e que pretende seguir produzindo para conseguir um adendo à renda familiar de sua renda, “muitos dos trabalhos que faço acabo presenteando alguém da minha família, mas estou começando a colocar para venda também, e vou seguir produzindo e participando dos cursos” declara entusiasmada Ana Paula.

Janaína é outro exemplo, além do curso de jornal, participou do curso de bolachas e salgados, e atualmente trabalha com a produção de doces e salgados e já consegue uma boa renda com isso, ela também já participa das festas e feiras no município comercializando suas delícias. Dois exemplos que ajudam a fomentar o ideal dos cursos e dos propósitos das políticas públicas difundidas pela Secretaria de Assistência Social e CRAS. A agenda de cursos do ano continua e além da cidade as pessoas podem receber os cursos e capacitações no interior do município.

Fotos: Fernanda de Freitas


att

Fernanda de Freitas
Assessora de Imprensa
Jornalista MTb 5427

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.