sexta-feira, 15 de julho de 2016

O LIVRO, HISTÓRIA DO HERVAL.


Resgatando algumas postagens antigas.
Este livro lançado no começo da década de 1980, foi escrito por Manoel da Costa Medeiros na primeira década do século XX. A pedido do seu autor, ficou por mais de 50 anos incógnito pois não queria este reabrir velhas feridas ainda não totalmente cicatrizadas, pois que muitos historiados ou descendentes diretos ainda eram vivos. 
Finalmente recuperado pela administração municipal daquela época, foi atualizado ortograficamente e datilografado pelo saudoso Júlio Nunes, cujo pai foi colaborador do autor, e publicado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. 
É o livro de cabeceira para que queira conhecer a história de Herval, pois seu autor e pesquisador retrocede aos tempos do estabelecimento da guarda portuguesa nos serros do Herval, em plena disputa entre portugueses e espanhóis pela posse da faixa de terras localizada entre o rio Piratini e o rio Jaguarão.
Obra fora do catálogo da editora ainda pode ser encontrada em algum sebo. 
Fica aqui uma sugestão a atual administração municipal ou á próxima: o estudo da possibilidade do lançamento de uma segunda edição. Tendo em vista que os direitos sobre a obra foram doados pelos descendentes do autor para o Município, me parece que somente a Prefeitura pode encaminhar a republicação da obra. Quem sabe uma parceria com entidades de classe do município...

Para quem tem interesse, pesquisei na internet e encontrei 4 exemplares (usados) em sebos do estado, com preços de R$ 65,00 até R$ 160,00. Tem em Porto Alegre, em Viamão, Caxias e Santa Maria. .
Por: Rubens Machado.
Fonte: Resgatando a história do Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.