quarta-feira, 6 de julho de 2016

Saúde fora dos Centros e Unidades Básicas, em Herval.



São atendimentos médicos e odontológicos, descentralizados, prestação de serviços em Escolas e entidades do município como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Este e outros trabalhos são parte do roteiro de atendimentos das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF). Equipes vinculadas a secretária de saúde compostas por multiprofissionais, médicos, odontólogos, enfermeiros, assistentes de enfermagem e agentes de saúde, cabendo outras especificidades também. Cada equipe é responsável por territórios estruturados conforme plano local de enfrentamento a saúde.

A APAE está na lista das entidades atendidas pelo ESF, onde seus 65 alunos entre adultos e crianças, recebem atendimentos mensais, médicos e odontológicos. A cada 30 dias, 15 pacientes são atendidos gratuitamente na entidade. O último atendimento ocorreu na sexta-feira dia (30), conforme calendário estipulado para a equipe. A Diretora da APAE Neura Lúcia em nome da equipe esclarece que estes atendimentos são de suma importância tanto pelo trabalho de prevenção, quanto pela possibilidade do atendimento descentralizado. “Isso facilita para os pais, já que muitos deles por conta da vida profissional não conseguem levar os filhos para avalições periódicas no Centro de Saúde”. Relata.
A equipe (2) da ESF é a responsável pelos atendimentos na APAE são eles, o dentista José Carlos Côrrea Dode e o médico clínico geral Moacir Alves. Na manhã do dia (30), quinta-feira, 10, pessoas foram atendidas. Diego Vitória e Lucas, há mais de 20 anos atendidos pela APAE, são alguns dos pacientes que fazem acompanhamento mensal com os médicos, foram atendidos e ficaram tranquilizados em relação à saúde bucal. Além de Jullyane e sua mãe Taiane que foram atendidas pelo médico Moacir Alves.
O odontólogo José Carlos Dode, já presta os atendimentos na APAE há aproximadamente um ano e meio, mesmo tempo que presta os serviços para o município, bem como o Dr. Moacir Alves que também compõem a equipe. O próximo atendimento da equipe, na entidade, está agendado para o dia (28), deste mês. Bem como estarão recorrendo às localidades do município, as três equipes que compõem o projeto ESF em alinhamento com as premissas do SUS e atenção básica.
Fotos: Karol Peter

Fonte: Site Prefeitura de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.