terça-feira, 11 de outubro de 2016

O OUTUBRO ROSA

É uma campanha mundial e o nosso amado e querido Herval, não iria ficar de fora dessa.

Neste mês, a campanha de combate ao câncer de mama espalha suas luzes por monumentos de vários países. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, por meio do movimento popular conhecido como Outubro Rosa, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre outros.


O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. “O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer no seio, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, explica Gilze Francisco, presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, uma das entidades que apoiam esta campanha.


Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano. No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada a essa enfermidade continua elevada, provavelmente porque, apesar da disseminação de informações preventivas, ainda é uma doença diagnosticada em estágios avançados. “Os exames de prevenção são fundamentais, pois, quando descoberto precocemente, esse tipo de câncer tem cura”, alerta Gilze.

Leve os exames a sério!

“O autoexame (baseado na palpação das mamas) continua a ser importante, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são tão grandes. Porém, a mamografia consegue detectar até mesmo os nódulos muito pequenos, facilitando o diagnóstico precoce e o início do tratamento”, alerta a ginecologista Florisbela Soares de Holanda, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

CLIQUE NA GRAVURA E LEIA COM ATENÇÃO:


Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.