quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Orientações são o foco da Campanha Outubro Rosa em Herval.

Redator(a): Fernanda de Freitas
Para conscientizar sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama, a administração municipal juntamente com as secretarias de Saúde, Assistência Social e Cras/Casa das Oficinas promoveram nessa terça-feira (25) o “Dia D” da campanha Outubro Rosa. O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre elas mulheres de todas as idades, dispostas a saberem mais dessa doença que é a principal causa de morte entre as mulheres, no prédio da Assistência Social.

As atividades iniciaram com apresentações do grupo ArtDance, da Casa das Oficinas. Logo após, a agente comunitária de saúde Anilda Martins palestrou sobre a cirurgia de mastectomia, explicando os diferentes tipos de procedimentos. A médica Gilda Neves também conversou com os presentes sobre a importância de prevenir o Câncer de Mama e indicou técnicas para descobrir a doença antecipadamente.

Segundo a médica, que exerce a profissão há 34 anos, é possível descobrir a existência da doença com o autoexame ou com exames mais específicos, como a mamografia, para pessoas com mais de 40 anos, e a ecografia mamária para pessoas com idade inferior. “Temos que ter atenção, respeito e muita responsabilidade com o Câncer de Mama, pois é um assunto sério para todas as idades”, declarou Gilda.

A aposentada Cassilda Pereira, 66, tem esse medo e por isso fez questão de participar das palestras para entender melhor o assunto. Ela teme que essa doença apareça, mas, segundo ela, “a saúde está impecável”. Quem já passou por essa preocupação foi Ana Paula Souza, que completou 40 anos no dia do evento. Quando tinha 20 anos e estava grávida, descobriu um câncer na mama esquerda. Passou por um longo tratamento de radioterapia e quimioterapia e teve que enfrentar a queda dos cabelos e das unhas, considerada por ela a pior parte, atualmente ela declara: “eu sou uma vencedora, venci muito na vida e agora nada mais me abate”.

O secretário de saúde, Dioner Azambuja valorizou o evento, agradecendo a ótima presença de público e a parceria da Casa das Oficinas, da Cozinha Comunitária e a equipe que compôs a programação.




Fotos: Karoline Peter.
Fonte: Site Prefeitura de Herval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.