quarta-feira, 2 de novembro de 2016

CURIOSIDADES SOBRE O DIA 02 DE NOVEMBRO, DIA DOS FINADOS.

            Cemitério da Irmandade (Herval:rs)  
    
No dia 2 de novembro é comemorado o “Dia de finados”, ou “Dia dos Mortos”, celebrado pela igreja católica, com preces para as pessoas que se foram. Esta data é feriado nacional e em várias partes do mundo, para que as pessoas se dediquem, exclusivamente, ao seus ente queridos. A palavra finado significa “aquele que se finou”, ou seja, teve o seu fim, acabou, foi extinto.
 
Desde o século II, há indícios históricos de que alguns cristãos reservavam um dia para rezar pelos que se foram, com a tradição seguida até hoje. Com o passar o tempo,o ritual, de homenagear os mortos em um dia específico, foi se firmando.As autoridades religiosas obrigavam os fiéis a reservarem um dia do ano, para rezarem às almas dos mortos, que nem sempre eram lembrados, pois as pessoas, na época, não aprovavam qualquer contato com os mortos, mesmo que em forma de oração. No século XIII, a homenagem ganha um dia fixo, sendo estabelecido o dia 2 de novembro como o dia oficial de homenagem aos mortos.
 
Cemitério do Santíssimo Sacramento (Herval:rs)

No Brasil, a data tem um ar melancólico e soa como um dia para recordar as pessoas queridas, intensificando o movimento nos cemitérios. Entretanto, no México é comemorado o “Dia de Finados” com muita festa, tradição herdada dos indígenas, com banquetes, inclusive com as comidas preferidas dos defuntos, música. Eles acreditam que, neste dia, os mortos vêm visitar suas famílias e logo, serão recebidos com festa por seus parentes.
 
El dia de muertos (México)

A festividade mexicana chegou a atingir até mesmo alguns países da Europa, e algumas regiões nos Estados Unidos, onde a concentração de imigrantes mexicanos é grande, inclusive atraí turistas de várias partes do mundo. Todavia, continua sendo mais comum, na maior parte dos países, em que o “Dia de Finados” é comemorado, o velho e clássico ritual de levar flores, ou limpar o túmulo dos mortos, como forma de homenagem aos que partiram.

Postagem:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.