sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PALESTRAS E EXAMES GRATUITOS, REFORÇAM O NOVEMBRO AZUL EM HERVAL.



A campanha Novembro Azul mobilizou homens hervalenses em busca de cuidados com a saúde. Com a intenção de prevenir o Câncer de Próstata, a Secretaria de Saúde aderiu à campanha e disponibilizou 100 unidades do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA). Juntamente com a coleta do exame, foi feitas palestra para a conscientização da doença. O evento foi organizado pela Equipe III da Estratégia de Saúde da Família.
Nessa quarta-feira (23), no auditório do Polo Universitário, os 71 homens que agendaram a coleta no dia anterior (22) tiveram seu sangue coletado pela equipe do laboratório Osvaldo Cruz. Enquanto o exame era feito em uma sala reservada, todos os presentes puderam participar da palestra com o médico Sérgio Lopes.
Os 29 exames restantes serão coletados na segunda-feira, no laboratório do Hospital Nossa Senhora da Glória por pacientes já agendados anteriormente. Segundo a equipe do laboratório, os exames serão encaminhados para análise com previsão de entrega de sete dias. Após esse período todos serão avisados para retirar os resultados dos exames por meio de ligação.
O pedreiro Ivi Inácio Garcia, 55, todos os anos faz o exame e não quis perder essa oportunidade: “tem que prevenir, não pode deixar passar”. Já o carpinteiro Lauro Vergara, 66, fez o exame pela primeira vez e considerou a palestra muito interessante para a saúde física, mental e espiritual. Para Lauro, a equipe que organizou foi importante, pois visou o bem da saúde da sociedade. “Espero que muitas pessoas se conscientizem, se cuidem e façam os exames periodicamente”, finalizou.
Novembro Azul
O Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, por isso foi criada a Campanha Novembro Azul. O mês foi escolhido, pois o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata para cada 100 mil homens em 2016. Os sintomas só aparecem quando a doença já está em um estágio avançado, são eles: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, dor óssea e dores fortes no corpo. Esse tipo de Câncer, se diagnosticado no início, apresentam chances de cura de cerca de 90%. Por isso a importância das orientações e dos exames preventivos.
Texto e fotos: Karol Peter
Edição: Fernanda de Freitas
CLICA EM CIMA QUE AUMENTA AS FOTOS.







Fonte: Site Prefeitura de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.