quarta-feira, 30 de novembro de 2016

TEXAS E IMPOSTOS EM PAUTA EM ESCOLA HERVALENSE.


Redação: Fernanda de Freitas.
CLICA NA FOTO QUE AUMENTA.

A turma do quinto ano, turma do Professor Mauricio Hoffmann da Escola Padre Libório Poersch buscaram ajuda direto no Prefeito Ildo em visita a seu gabinete na última quarta-feria (23). O tema do trabalho solicitado pelo professor é a utilização das Taxas e Impostos cobrados aos cidadãos residentes no município.


Imposto sobre serviço (ISS), Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis Intervivos (ITBI), são os impostos recolhidos obrigatoriamente para o município. Além disso, cobranças como a Taxa de lixo, taxa de conservação e taxa de limpeza pública são agregadas ao valor do IPTU. Uma curiosidade de muitos é a taxa de iluminação pública, ao contrário do que se pensa é recolhida pela CEEE empresa estadual, que repassa uma porcentagem ao município. O Prefeito explicou aos alunos a importância de os cidadãos manterem seus impostos municipais em dia para que se possa investir em todas as áreas do município.

Em Herval exemplos da aplicação do dinheiro público estão espalhados por todo município, como o calçamento nas ruas, nos sede da Educação e Cultura, investimentos em saúde, equipamentos agrícolas, limpeza de rua entre tantas outras benfeitorias, resultado da gestão administrativa e da aplicabilidade correta do dinheiro público.

Fernanda Martinez, 9 anos, líder da turma, chegou à cidade há menos de um ano, Uruguaia de Montevidéu explica que aqui o ensino parece ser melhor, um pouco adaptada com o português a menina explica que para ela Herval é um lugar bom de viver, gosta do ensino que é oferecido na escola e o tempo que passa na escola. Também revela que aprendeu na conversa coisas como não jogar o lixo no chão e que todos devem colaborar para que o município se desenvolva. Assunto que como líder irá compartilhar com os colegas e reforçar os cuidados com o município e a comunidade.

att

Texto e Fotos:
Fernanda de Freitas
Assessora de Imprensa da PMH
Jornalista MTb 5427/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.