sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

GENTE DE HERVAL (ENTREVISTA COM NENO DA GAITA)

Paulinho da Mídia, o Javali do Herval, entrevistando o Neno da Gaita.

JAVA ENTREVISTA O NENO DA GAITA.

Nome: Enoleno Antônio das Neves Soares.
Apelido: Neno da gaita.
Nascimento:31/12/45
Local de nascimento: Pelotas.
Infância: Arroio Grande.
Adolescência e presente: Herval.

Vídeo com o Neno falando.

Neno desfrutando da sua aposentadoria em baixo do paraíso (árvore) no final de tarde em frente a sua residência.


Neno é um conhecido artista da terra, gaiteiro, cantor, compositor, repentista, trovador e ex tocador de violão, pois está impossibilitado de tocar por problemas na mão.
Desde os 15 anos vive em Herval, trabalhou na prefeitura da cidade 17 anos, também foi um ´´faz tudo `` na delegacia local de 1996 a 2000.
Descobriu seu talento desde criança, quando fez um pandeiro em uma lata de goiabada cascão e nunca mais parou, no passado também tocou além de violão, cavaco e banjo.
Quando ganhou o título de cidadão hervalense.


Neno já compôs, mais de 148 músicas, entre boleros, tangos, samba canção, música tradicionalista gaúcha e recentemente entrou na onda da sofrência, todas composições  secretamente guardadas.
Neno é muito requisitado para tocar e cantar em casamentos, aniversários, bares e o mais inusitado,Já foi chamado para tocar em velórios !!! Já tocou e cantou no velório da dona Celi Chagas, Seu Nido Furtado Soares, Seu Mário da Dona Constância, Circe do Zé Pintado,Sidico Sidiquinho, Benedito dos Carnavais,Roní da Maria Faceira e Negrinho do Táxi.
Neno e seu pai Osvaldo, animando festa de bodas de casamento.


Neno é um Expert em compor e cantar jingles para campanhas políticas, no qual há 34 anos ele sempre faz musiquinha para algum candidato e garante, sempre foi pé quente, nunca perdeu uma eleição !!! O 1° jingle foi para o seu  Nido(1 vez)fez para:
Camarão (02 vezes).
Rubão (02 vezes diretas) e 01 vez indireta , desconfia que foi plagiado e o Garnisé  ganhou. 
Alfredo (01 vez).
Também fez o jingle para o Jackson Xavier na eleição de 2016, mas não saiu no ritmo que ele desejava, com a música sofrendo algumas alterações de estilo musical
O saudoso Roní no violão e o saudoso seu Osvaldo (Pai do Neno)

Neno também compôs várias marchinhas de carnaval e sambas enredos, a primeira vez foi no carnaval hervalense de 1968 no bloco dele e do seu pai, seu Oswaldo. Neno também fez parcerias com seu Benedito, onde compuseram  o samba enredo da 1° escola de samba de Herval, a (Marquês do Herval). Hoje, Neno pode até compor sambas enredos ou marchinhas, mas para a farra ele está ´´aposentado``. Sua música favorita, a que ele mais tem carinho e orgulho de ter feito é , TARDE DE MAIO, feita em 1965, um fato verídico que aconteceu com ele e uma misteriosa mulher que ele viu de relance e mexeu com seu coração, mesmo ele nunca mais ter a visto. Adoraria que Zezé de Camargo e Luciano, Eduardo Costa ou Leonardo gravasse algumas de suas letras.

Neno (Vocal e Violão) foi um dos maiores serenateiros   que Herval já viu, juntamente com Mirréis (Cavaco), Atilano( Pandeiro), Gil (Cubana), Custódio ( Argê), saiam na madrugada hervalense na  década de 70, cantar serenatas e na época muitas pessoas os mandavam entrar porta a dentro e os recebiam com comes e bebes em plena madruga, perguntei se os vizinhos não reclamavam e Neno foi taxativo,  tocávamos baixinho e tínhamos o aval da polícia na época, pedíamos permissão.
Neno no meio do Prefeito Ildo Sallaberry e sua esposa Tãnia Sallabery.


Neno como bom boêmio, tocou e cantou em inúmeros bares da nossa cidade,  na finada Chatinha do Astrogildo (Hoje Central), no Finado Trajano (Ex sede do 45), no antigo bar do Édio (atual Ponto Atual), bar do Cavalo Velho e recentemente no Bar do Nica e no Cafuncho e se chamar ele vai é só combinar.
Neno já tocou até no mar, eu um transatlântico !!! Encantando os gringos, outra curiosidade, ele já fez parceria com famosos, como o Alemão Preto, os saudosos Ademar Silva, Sidnei Lima (No circo em Herval, onde hoje é o prédio do Ginásio de esportes), fez parceria com a Janete da dupla Nelson e Janete, ela que lhe ensinou uns segredos na gaita, e para finalizar, juntamente com outro saudoso e artista da terra, Zé Berrão, fizeram uma parceria com o ícone artista gaúcho, Gildo de Freitas.
Neno confessou para o Java que tem um sonho:
 Meu sonho é que alguém apareça (artista ou anonimo ) e registre uma ou mais músicas, minhas composições no ECAD, depois disso, ficaria mais contente se alguém (Cantor ou cantora) interpretasse minha obra.
Neno no samba enredo em um carnaval.

O principal objetivo do Ecad é centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, não cabendo ao Escritório as competências de cadastramento dos titulares de música que, de acordo com a Lei de Direitos Autorais, são as pessoas físicas ou jurídicas às quais a legislação autoral ....
Neno ensinando o seu filho Ermíndio a tocar violão.


Neno é pai de 04 filhos:
Ermíndio ( Baterista do grupo Recanto) autor da resposta a música 50 reais (Maiara e Maraisa).
 Vadinho. (Maior pintor de casas de Herval, além de gremista fanático).
Samuél ( Filho de criação) e gremista fanático, também.
Tunico (Falecido em 1990) o mais velho.

Neno é casado no civil e no religioso com Eunice Maria Nunes Soares.

Quem quiser contratar  esse artista para animar casamentos, aniversários, eventos (rodeios), bares e até velórios o endereço é:
Rua Borges de medeiros n°1482, esquina do bar do Caramujo,.
Cel: (53) 984 635859.
Herval.

Desta vez o homenageado em vida foi o Neno da Gaita, quem tu queres que o java entreviste ? que tenha ou está deixando  um legado para Herval e ótimas histórias para nos contar.

Por:Paulinho da Mídia, o Javali do Herval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.