sábado, 14 de janeiro de 2017

TRADIÇÃO E HISTÓRIA NO ACENDIMENTO DA CHAMA DA 21° CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO EM HERVAL:RS

Redator(a): Fernanda de Freitas

Uma solenidade em um dos pontos mais bonitos e simbólicos da cidade marcou o acendimento da Chama Crioula que da inicio as festividades de comemoração aos 192 anos do município de Herval e do inicio da 21ª Cavalgada de Integração dos Piquetes. Às 10h da manha ensolarada desta sexta-feira (13), a chama crioula foi acesa sob o que sobrou da primeira caixa d´agua que abastecia o município na propriedade do seu Jorge Luis, na presença dele, da Secretária de Cultura, Turismo, Deporto e Lazer, Elenice Marques, Róbito Maciel, representando o CTG Minuano, Bertília da Silva coordenadora da cavalgada, representante de piquetes e público que prestigia e valoriza o evento.
A cerimônia conduzida por Claudete Avila trouxe um pouco da história do município através de relatos lidos por Róbito Maciel que contavam um pouco da instalação da primeira caixa d’água, trazida ao município pelo intendente Major Amaro da Silveira (1932 a 1935), nos tempos do Governo de Getúlio Vargas (1930 a 1934). Além dos relatos escritos pelo professor Gaudioso Vieira e Maria, os senhores Darci Peres entre outros presentes contribuíram com a história, recordando os tempos em que viveram na cidade, e como o motor da caixa conhecido por “burrinho” era útil, porém muitas vezes empacava por isso, o apelido carinhoso.
Bertília da Silva falou sobre a importância de manter vivas as tradições do Rio Grande e como é importante a participação da família nesse processo.
– Não integramos só piquetes, neste momento nos integramos todos. Alegra-nos muito ver as crianças conosco, assim temos a certeza que estamos preservando e passando adiante as nossas tradições.
A Secretária de CTDL Elenice Marques, que sempre acompanha todas as festividades e vive a tradição gaúcha agradeceu e desejou aos cavalarianos paz e alegria no trajeto, também em nome do Prefeito e vice que cumprem agenda na capital agradeceu pela oportunidade de presenciar festividades que marcam a vida e a tradição do povo gaúcho e do povo de Herval, povo guerreiro que tem em suas raízes as tradições e vida do gaúcho no campo e na cidade. Em coro todos os presentes cantaram o Hino do Município e depois de acesa, a Chama seguiu o percurso que se encerra neste domingo, com retorno marcado para as 18h30 na Praça Marquês de Herval.
Fotos envidas para o grupo no whatsapp BLOG JAVALI DO HERVAL, por Robison Riveiro e Claudete Ávila.








Fotos do Site da Prefeitura ( Fernanda de Freitas/Karoline Peter)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.