quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

QUEM TEM DIREITO A SACAR O DINHEIRO RETIDO NO FGTS(FUNDO DE GARANTIA)

Resultado de imagem para fgts
O FGTS é uma das maiores conquistas que oferece segurança e proteção ao trabalhador que faz parte do programa. Neste ano, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço completa 50 anos de existência, ou seja, há mais de meio século ele auxilia milhares de pessoas que sofreram a perda de seus trabalhos sem justa causa.
Basicamente, o FGTS funciona da seguinte forma: todo início de mês o empregador obrigatoriamente deve depositar o valor correspondente a 8% do salário pago ao seu funcionário em uma conta da Caixa Econômica Federal, que semelhante a uma poupança rende juros à medida que o valor ali permanece.
E o trabalhador pode acompanhar os rendimentos de modo que tenha conhecimento do montante, assim como se certificar de que o empregador está cumprindo com a sua parte, ou seja, realizando os depósitos mensalmente. Veja a seguir como você pode consultar o saldo e o extrato do seu FGTS.
Senhas e Cartão Cidadão
Existem vários canais disponíveis (presenciais e virtuais) em que você pode consultar a sua conta do FGTS, mas para isso é importante que você já tenha a sua senha e/ou Cartão Cidadão, como também a senha de acesso aos serviços online da Caixa. Veja a seguir como providenciar cada um deles.
Para obter o seu cartão cidadão é importante que se dirija pessoalmente a uma agência da Caixa para fazer a solicitação e preencher um formulário (que é chamado de Termo de Responsabilidade).  Aproveite para se informar com o atendente sobre a possibilidade de se criar e cadastrar uma senha para a utilização do cartão, o qual deverá chegar em aproximadamente 15 dias úteis.
Quanto à documentação exigida você deverá apresentar os seus documentos pessoais juntamente com a Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Na ocasião poderá verificar com o atendente a possibilidade de se criar uma senha para acesso ao sistema na internet.
Outra forma de se criar uma senha de acesso aos serviços online da Caixa é através do site do banco. Basta acessar o link. Na nova página de acesso onde se pede o preenchimento dos campos você encontrará alguns botões abaixo do login, sendo que um deles é exatamente o “Cadastrar senha”, o qual você deverá clicar e realizar todo o procedimento básico para criar a sua senha de acesso pela internet.
Como consultar o saldo e extrato do FGTS (via carta)
A cada dois meses, a Caixa envia para o seu endereço uma correspondência com o extrato detalhado do seu FGTS com os valores devidamente atualizados. Desta forma, é importante que você mantenha o seu endereço atualizado para receber a carta. Mas, se precisar alterar o endereço de correspondência é bem simples: É só acessar o link de “serviços sociais” da Caixa (o mesmo que você utilizou para criar a sua senha fazer o login) e procurar no menu a opção “Atualização de Endereço” e realizar todas as alterações necessárias.
Consultar o saldo e extrato por SMS do celular
Outra boa opção para acompanhar o saldo do seu FGTS é o envio de mensagem da Caixa diretamente para o seu celular através de SMS. Se essa opção é mais interessante para você é só acessar o mesmo link da Caixa e clicar sobre a primeira opção do menu “Serviços no celular”. É só fazer o cadastro para logo começar a receber as informações importantes.
Vale lembrar que através deste sistema você terá a comodidade e a confirmação de que o depósito do seu FGTS foi realmente realizado, pois o sistema lhe fornecerá tal informação.
Consultar o seu FGTS pela internet
Você pode acessar o mesmo link da Caixa e obter todas as informações detalhadas do seu FGTS ou mesmo baixar o aplicativo do programa que está disponível para os sistemas: Google Play, iOS e Windows Phone.
Viu como há alternativas simples e viáveis para acompanhar os depósitos e rendimentos do seu FGTS? Me diga, nos comentários abaixo, qual é a melhor para você. Até o próximo post!
Fonte:Internet
Postagem:Paulinho da Mídia,o Javali do Herval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.