sexta-feira, 31 de março de 2017

Alternativas para produção leiteira em Herval viram pauta em rede nacional.



Nesta segunda-feira, 27, o agricultor e produtor de leite Vilson Borges Freitas da Rosa do Assentamento São Virgílio, recebeu a equipe da EMATER e da EMBRAPA para uma “TARDE de CAMPO”, na ocasião foi gravada uma reportagem que será exibida em rede nacional sobre a produção de mudas de capim elefante anão, variedade BRS Curumi e utilização desta no melhoramento de campo nativo. Na ocasião estiveram presentes de técnicos da EMATER e EMBRAPA, produtores de leite do município, produtores assentados da Reforma Agrária e autoridades locais.
Segundo Cristian Vergara técnico da Emater, a equipe da Emater foi procurada pelo agricultor há dois anos, e que seu Vilson estava desanimado quase entregado o lote, pois estava com a propriedade falida. A equipe avaliou a propriedade e elaborou um projeto que incluía o sistema de pastoreio racional Voizin – divisão das pastagens em piquetes, tendo como insumo principal a energia solar. Enquanto um dos piquetes está em uso, os outros ficam em descanso, favorecendo assim a fotossíntese, através do acúmulo das reservas tanto energéticas quanto proteicas nas raízes das plantas. Isso tudo sem custos, já que o problema do agricultor era a falta de dinheiro para manter a propriedade.
IMG-20170328-WA0035
Pensando em melhorar ainda mais a qualidade da produção, o Capim Elefante Anão, produto lançado pela Embrapa há dois anos, foi uma das alternativas encontradas pela Emater para auxiliar seu Vilson. Capim que se destaca pelo volume, períodos entre safras, mantendo sempre o gado alimentado. Atualmente cada vaca leiteira produz oito litros de leite por dia, uma quantidade pequena, mas se colocar que a produção tem custo zero é um grande avanço na produção. E hoje seu Vilson não pensa mais em desistir.
A reportagem teve foco na questão da implementação do Capim Elefante Anão, e foi gravada para o programa Dia de Campo na TV da Embrapa, exibida em diversos canais brasileiros, públicos e de caráter educativo, ainda não há previsão da divulgação. Segundo Cristian seu Vilson é um grande exemplo para o Brasil que o trabalho em conjunto pode dar certo e isso só é possível quando o município, cooperativas, associações, secretarias e comunidade estão envolvidos nesse processo. A ideia é que outros produtores incentivados pelo crescimento de seu Vilson aproveitem e utilizem os recursos naturais disponíveis, o que gera um custo zero e pode de fato melhorar e dar um novo sentido a produção leiteira no município, que hoje é uma grande referência por sua bacia leiteira.
Fonte: Site  Prefeitura de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.