sexta-feira, 31 de março de 2017

Grupo de Gestantes tem seu primeiro encontro em Herval.

Uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Secretaria de Saúde proporcionou para as futuras mamães a criação do primeiro Grupo de Gestantes de 2017. A abertura foi realizada nessa quinta-feira (30) no auditório do prédio do CRAS/Casa das Oficinas.
A secretária de Assistência Social, Rosane Wilhelnsen, participou da abertura e desejou boas-vindas as mamães. “Essa é uma fase muito importante na vida da mulher e queremos proporcionar aqui o melhor para a mãe e também para o bebê”, declarou Rosane. A secretária lembrou que o grupo já existia anteriormente, porém era voltado apenas para a área da saúde da criança e da gestante. “Agora nós iremos trocar ideias, experiências e teremos muitos encontros para tratar de diversos temas que preocupam nesse período”, finalizou Rosane.
As cinco gestantes que estavam no primeiro encontro puderam participar de uma dinâmica em grupo oferecida pela psicóloga do Município, Luciane Santos, onde tiveram a oportunidade de oferecer massagens nas outras. Segundo Luciane, essa proposta é para conhecer melhor onde podem surgir dores e incômodos no corpo da mulher durante o período gestacional.
As futuras mamães também participaram de uma roda de conversa com a enfermeira Barbara Velasquez sobre a importância do Pré-Natal, que é o acompanhamento médico durante toda a gravidez, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. A enfermeira deu dicas de cuidados que devem ser tomados nesse período, sobre as vacinas, como a Hepatite B e a antitetânica, e também sobre os tabus que são inventados. As gestantes trocaram experiências sobre os sintomas que sentiram nos primeiros meses, como enjoos e azia, e de como foi a descoberta da gravidez.
A mamãe de primeira viagem, Josiele Añaña, conta que gostou bastante do primeiro encontro. Já com 32 semanas, Josiele espera Luiza e acredita o grupo será muito importante para ela e as outras mamães, pois sempre vai ter informações que ainda desconhecem e também é possível fazer trocas com as outras gestantes do grupo.
O próximo encontro será no dia 13 de abril, às 9h, no CRAS/Casa das Oficinas. O Grupo ainda tem vagas abertas e as mamães que ainda quiserem participar podem comparecer no dia do encontro e realizar a inscrição. É preciso estar portando a Carteira de Identidade e o CPF. É necessário que as gestantes estejam cadastradas no Programa de Pré-Natal na Unidade Básica de Saúde.
IMG_0024
O Grupo de Gestantes é um projeto das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social e financiado com os recursos do CRAS, do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.