quarta-feira, 29 de março de 2017

PREFEITO DE HERVAL RECEBE COMITIVA DA FRANÇA.

IMG_0010
Na terça-feira, 28, o Prefeito Rubem Wilhelnsen recebeu em seu Gabinete uma comitiva Francesa da Associação Soleil, o casal Bernard e Francine Pelé e Christophe Fernandes, ambos do município Le Genest Saint Isle, um município com 19km² de área territorial. A comitiva veio acompanhada por Vera Gonçalves e João Dias do movimento MST que estão recepcionando os visitantes no assentamento da reforma agrária Tamoios. A visita se deu em função de apresentar a Associação e estabelecer uma relação mais próxima com o poder executivo, já que a Associação tem como objetivo o intercâmbio entre os países e um melhor relacionamento, estreitando laços e promovendo a troca cultural.
Segundo Christophe Fernandes que já domina bem o idioma português, a associação atua no município há vários anos, desde 2001, interferindo em todas as áreas, um dos exemplos citados, foi a participação da Soleil na criação da queijaria no Assentamento Glória, as trocas de correspondências entre alunos brasileiros e franceses e o subsidio para as viagens de brasileiros a França e franceses ao Brasil.
Vera Gonçalves expôs algumas dificuldades para o Prefeito, como a questão da falta de apoio a este tipo de projeto, também citou as diferenças no quesito estradas. Segundo ela os municípios franceses são muito pequenos, parecidos com o nosso em proporções menores, porém possuem uma forma de organização muito distinta.
– Uma grande diferença é o apoio para o fortalecimento de laços, em todos esses anos, nunca conseguimos intercambiar nossos alunos com subsídios nossos, os brasileiros que foram, foram custeados pela Soleil, relata Vera.
O Prefeito Rubem interessado em estreitar os laços e apoiar este grande projeto, visando também o desenvolvimento do setor agrícola-agrário através do conhecimento questionou os visitantes sobre as possibilidades das trocas e como o município pode interferir nesse processo e contribuir para o fortalecimento de laços entre os Países.  Na oportunidade citou a questão da reciclagem de lixo e reaproveitamento dos orgânicos, questão muito evoluída nos municípios franceses e foi convidado pela comitiva a conhecer de perto o trabalho desenvolvido no município de Le Genest Saint Isle.
– É um projeto muito interessante e acredito nesta proposta de intercâmbio, acho que seria uma ótima ideia visitar a França e ver de perto o processo de reciclagem, bem como as questões agrárias que podem e muito auxiliar nosso município. São municípios muito pequenos pelo o que entendi diferença que eles sentem quando vem ao município de Herval que possui 1.757,83 km² de área territorial. Mas vamos batalhar para melhorar essa relação e trazer frutos para reverberar em nossa comunidade, expressou com contentamento o Prefeito.
Fonte: Site Prefeitura de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.