quarta-feira, 10 de maio de 2017

HERVAL E JAGUARÃO, EM PARCERIA PELA SAÚDE.

Redação: Fernanda de Freitas.

Mais uma vez os municípios da região trabalham em parceria em prol de toda a comunidade. Na tarde de ontem o Prefeito Rubem Wilhelnsen acompanhado pelo Secretário de Saúde, Dioner Azambuja e o Presidente do Hospital Nossa Senhora da Glória, Alfeu Fernandes, receberam no Gabinete, o Prefeito de Jaguarão Favio Teles (PMDB), o Secretário de Saúde, Rogério Cruz e a Coordenadora da Santa Casa de Jaguarão Luisiane Pereira Costa. O motivo da visita é debater sobre as questões da saúde e firmar a parceria através de Contrato de Comodato referente ao empréstimo de equipamentos em desuso do Hospital Nossa Senhora da Glória, para a Santa Casa de Caridade de Jaguarão.

A vigência do contrato de Comodato (empréstimo) é de cinco anos, podendo estes equipamentos retornarem ao município em qualquer tempo, desde que seja comunicado com 30 dias de antecedência. Foram emprestados, uma Incubadora, modelo DSI 2000 MP, Berço Aquecido, MS 1022718018, Carro Anestésico takaoka, modelo 672, série 46, 1811, Foco Cirúrgico, tipo LP1, série 5348, tombados pelo patrimônio de acordo com o Código Civil Brasileiro. Estes equipamentos não são utilizados pelo NS da Glória, pois trata-se de um Hospital de Pequeno Porte, em que não é possível realizar cirurgias, portanto, estes equipamentos estão em desuso e a Santa Casa de Jaguarão esta necessitando destes equipamentos para realizar estes atendimentos.
O Secretário Dioner Azambuja explica que a prioridade deste comodato é diminuir a fila de espera de cirurgias de pequeno porte, atualmente existem 102 pessoas na fila, aguardando por essas cirurgias que só podem ser feitas na Santa Casa de Jaguarão, atual referência para Herval no quesito Cirurgia Geral, Partos de Baixo Risco – quando a mãe teve uma gestação tranquila – Mamografias de rastreamento. A ideia com esta nova parceria é fazer um mutirão de cirurgias e diminuir consideravelmente a espera. Esta parceria também visa auxiliar o município nas questões da dívida do Estado com o município e Hospital.
O Prefeito Rubem explicou ao Prefeito Favio que enxerga a saúde como um caso grave e a sabe que grande parte deste problema é o endividamento do estado com os municípios e com os hospitais. O presidente do Hospital Alfeu deu um panorama da situação atual da entidade e passou o valor da dívida atual do Estado com o hospital, R$ 66 mil. O Prefeito Favio se comprometeu a ajudar o município nessa situação e também estará levando estes questionamentos até Porto Alegre. Mais uma parceria que auxilia não só o município, mas o desenvolvimento regional. Um processo democrático no qual os maiores beneficiados são os cidadãos.
Fonte: Dioner Azambuja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.