segunda-feira, 19 de junho de 2017

ARROIO GRANDE-FAROL DA PONTA ALEGRE

Por:Fabio Duarte (Correspondente do blog em Arroio Grande)
Fonte:clicsul

Farol da Ponta Alegre: parceria entre município e produtores viabiliza obra de acesso em Arroio Grande.

Desativado desde 1950, o Farol da Ponta Alegre faz parte dos pontos turísticos de Arroio Grande e tem sido tema de debate ao longo dos últimos anos por aqueles que desejam que o local seja transformado em praia pública, e por quem defende a ideia de mantê-lo somente para visitação turística, como forma de garantir sua preservação e a das belezas naturais da região do Farol.
O ponto foi inaugurado em 1908, com o crescimento da navegação na Lagoa Mirim, garantindo tranquilidade aos navegadores, principalmente à noite. Classificado como de 5ª ordem, o Farol tem torre quadrangular de alvenaria com altura de 17 metros, e o monumento pode ser visto a cerca de oito milhas de distância pelos navegadores.
Localizado a cerca de 30 quilômetros da sede do município, a chegada ao Farol se dá por estradas de difícil trafegabilidade, especialmente durante o período de chuvas, já que são acessos localizados na chamada zona baixa da cidade. Inclusive, em um determinado trecho, a estrada corta propriedades particulares.
No início do mês, funcionários e máquinas da Secretaria Municipal de Obras foram enviados à localidade para realizar obras, como o patrolamento e o valeteamento da estrada, além da construção de pontilhões e boeiros. Os serviços foram complementados pelos funcionários da Granja Arroio Grande, que construíram novos “mata-burros”, inclusive com a doação do material.
Acompanhado do sub-secretário de Obras, Júlio Botelho, o prefeito Luis Henrique da Silva visitou as obras e voltou a destacar a importância das parcerias entre o poder público, iniciativa privada e produtores rurais. “Agradecemos a direção e funcionários da Granja Arroio Grande. Faço isso nas pessoas do Ivano, do Jaques e do Adélcio, que participaram na recuperação da estrada, permitindo o acesso motorizado até o Farol”, disse.
Sem entrar na polêmica quanto à futura finalidade, vale destacar que o governo municipal, mesmo diante da carência de recursos, investe na recuperação do caminho que permite beneficiar os arroio-grandenses e os forasteiros que desejam visitar o Farol da Ponta Alegre, reconhecendo a importância de seu valor histórico.
Assessoria de Imprensa – PMAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.