quarta-feira, 7 de junho de 2017

COM MÉDICOS BRASILEIROS CAROS, AZONASUL LUTA PELA CONTRATAÇÃO DE ÓTIMOS MÉDICOS URUGUAIOS COM SALÁRIOS ACESSÍVEIS EM MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA COM URUGUAI.



A assessoria jurídica da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) emitiu parecer ao governo do Estado para defender a contratação de médicos uruguaios em municípios de fronteira. A mobilização foi motivada  após a apresentação de uma glosa de despesas correspondentes ao pagamento da produção dos referidos profissionais que atuam no Hospital Nossa Senhora da Glória, de Herval.
Durante reunião realizada na manhã de sábado, na sede da entidade, em Pelotas, secretários de saúde, prefeitos e administradores de hospitais discutiram a situação, que já tem decisões favoráveis face ao acordo firmado em 2004 entre Brasil e Uruguai que permiteresidência, estudo e trabalho a nacionais fronteiriços na respectiva localidade alienígena vinculada.
No documento redigido durante a reunião, os prefeitos solicitam à Secretaria Estadual de Saúde do RS, a liberação das glosas apontadas e buscam impedir que a medida venha estender-se aos demais municípios de fronteira. “ Uma prática comum e já acordada. Não há motivos para a discordância”, sustentou o presidente da Azonasul, Favio Telis, que também é médico.
Para Favio, a contratação de médicos estrangeiros é uma atividade corriqueira pelo motivo de que a maioria dos médicos do Brasil não demonstra interesse em trabalhar em localidades distantes da região central do Estado. A solução encontrada é a busca de profissionais das cidades uruguaias que estão mais próximas dos municípios.
ENCAMINHAMENTO – O documento será entregue pessoalmente pelo presidente da Azonasul durante audiência agendada nesta semana com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, em Porto Alegre. A expectativa é de acolhida ao pleito regional.
Release: Kariza Barros – Azonasul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.