quarta-feira, 7 de junho de 2017

INCLUSÃO É TEMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, NO POLO UNIVERSITÁRIO DE HERVAL.

A Secretaria de Educação junto com o setor pedagógico promoveu na sexta-feira (2), o encontro de formação continuada com os professores de educação infantil da rede, APAE e estagiários do CIEE que trabalham na educação infantil. O tema inclusão foi solicitado pelos professores do Polo de Educação infantil que agora conta com um número maior de alunos especiais em sala. Os encontros são propostos trimestralmente visando o desenvolvimento dos professores e atores envolvidos no cenário da educação.
                                                      IMG_8594
A palestrante Aida Borges, Diretora da APAE e da Escola Aimone Soares Carriconde de Arroio Grande contou  sobre suas experiências com alunos especiais e a importante participação da família neste processo.  Durante a tarde foi à vez de Rosimere Teixeira Brum da APAE Estadual, Rosimere que é psicopedagoga falou que a inclusão é uma formação humana também, e que só quem vive essa realidade é capaz de entender o processo e estar sensível a condição do outro.
                                                       IMG_8598
Segundo as palestrantes o papel do professor é também usar a criatividade para atrair os alunos para o conhecimento, trabalhar com respeito e trabalhar sua própria ansiedade. Outra questão colocada é que o papel do monitor não é tomar conta do aluno especial, é auxiliar o professor com a turma para que ele possa chegar ao aluno especial também.  As professoras promoveram uma encenação para mostrar os casos que possuem em sala e como todo o sistema educacional e a família lidam com isso.
Uma troca de experiências que gerou debate em torno dos papéis da família, da escola e do envolvimento do Conselho Tutelar e Ministério Público em casos extremos. Algumas professoras acreditam que a família é omissa em muitos casos e não aceita que os filhos tenham algum transtorno, isso dificulta bastante o processo na escola, além de prejudicar o aprendizado, prejudica o bom andamento da turma.
                                                   IMG_8609
O próximo encontro acontece em 31 de julho, com tema a ser definido. A secretária de Educação Cristiane D’Ávila acredita que esses encontros são muito importantes pela integração e pela troca de experiências, e em nome de toda a Secretaria agradeceu a participação das palestrantes e de enorme contribuição que esse tipo de experiência pode gerar.
Fonte: Site Prefeitura de Herval.
Matéria e Fotos: Fernanda de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.