quinta-feira, 20 de julho de 2017

FOI REALIZADA A 1° ASSEMBLEIA PARA FORMAÇÃO DE CONSELHOS DOS BAIRROS DE HERVAL, COM A PARTICIPAÇÃO DA SITUAÇÃO, OPOSIÇÃO E POUCA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE!!!



1ª Assembleia para estruturação do Conselho dos Bairros agrega a comunidade.

Título original.


A proposta é envolver a comunidade e a participação popular no auxilio da identificação das demandas dos bairros e que essas propostas sejam levadas até o executivo por meio dos Conselhos de Desenvolvimento Rural e Urbano. Para que este projeto possas ser colocado em prática é necessária à criação e a estruturação das Associações de Bairros do município de Herval. A primeira Assembleia com esta finalidade ocorreu na sexta, 14 de julho, no polo universitário UAB, organizada pela coordenadoria para Assuntos Comunitários junto ao COMUDEH – Conselho Municipal de Desenvolvimento de Herval.

Compareceram secretários, vereadores, líderes comunitários, representantes, presidentes de entidades e poucos interessados da comunidade, porém, o poder público esta mobilizado a seguir em frente com a proposta, e mesmo com a pouca adesão da comunidade, os encaminhamentos e as foram dados pela necessidade de chegar mais perto da população.  Os vereadores João Batista Sais e Paulo Coelho (PDT) únicos legisladores presentes, parabenizaram a iniciativa do executivo e se propuseram a replicar para suas comunidades a ideia de participação popular. Todos os presentes puderam se manifestar e expor suas opiniões e sugestões.
O prefeito Rubem Wilhelnsen salientou, enfatizou e reforçou que a ideia da criação das Associações é muito importante para o desenvolvimento do município e feito da forma mais democrática e transparente possível.
– Quanto mais a população souber dos procedimentos, verbas e aplicação do dinheiro público, mais têm chance de lidar com uma sã política com muito menos roubo e corrupção, auxiliando também na escolha de nossos representantes, disse Rubem.
A política de criação de Associações de Bairros, Conselhos e participação popular já era uma ideia do Prefeito Rubem desde sua primeira gestão em 2002 quando se teve inicio a um projeto parecido.
Uma das questões mais debatidas foi como o governo vai conseguir mobilizar a população a participar deste projeto que visa o desenvolvimento em longo prazo, projeto que vem sido desenvolvido desde que começou sua vida na política e que visa dar continuidade para que mesmo com a mudança de gestões o município continue sempre evoluindo.
Como decisão para continuar o processo, o grupo presente decidiu que a próxima etapa será agendar reuniões nos bairros, o primeiro escolhido foi o Bairro Jango, já que compareceu a reunião a vice-presidente Daiana Fernandes da associação que não tem registro em CNPJ, mas quer se encaminhar para isso. A vice explicou que eles encontram grande dificuldade de reunir os moradores, mas que tem interesse em melhorar essa relação e dar continuidade à associação participando do processo democrático de construção de um município que todos possam ter seus direitos assegurados e com melhorias que reverberem nas comunidades.
Fonte:Site da Prefeitura de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.