sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Uma construção de 20 anos nos 200 Dias de Gestão da Azonasul

Uma proposta que mobilizou os gestores dentre os 23 municípios que compõem a região de abrangência da entidade.  O encontro aconteceu na quarta (19), na sede da Azonasul com foco principal na apresentação dos 200 dias de gestão dos prefeitos. Dos 23, 20 municípios participaram do evento que se estendeu até a noite, segundo informações da assessoria da Azonasul.  O prefeito Rubem aceitou a proposta e contou uma história que começou há 20 anos.
IMG-20170727-WA0003
Um grande desafio para os prefeitos que estão em um momento de crise econômica e política, de grande projeção, que afeta todas as esferas e diminui os repasses. Saia justa para os gestores e menos possibilidades para os municípios e cidadãos.  O momento não favorável, não diminuiu a participação dos gestores e o prefeito Rubem Wilhelnsen que tem uma grande parceria com o vice Fernando Silveira e toda a equipe da prefeitura de Herval, representou o município de uma forma esclarecedora e com o foco no projeto de desenvolvimento em longo prazo. Proposta da última campanha e de 20 anos, desde seu primeiro mandato em 1997.
Para começar Rubem lembrou que quando assumiu a prefeitura em 1997, herdou um município completamente sucateado e endividado. Em janeiro teve a notícia que as dívidas alcançavam o montante de R$ 2.050.634,00, equivalente a 70% da arrecadação bruta da prefeitura no ano de 1996. O primeiro passo foi renegociar as dívidas e começar a pagar, o que permitiu que a prefeitura voltasse a ter as certidões negativas de débito e assim pudesse encaminhar e receber projetos através das esferas governamentais. Um período de reconstrução que garantiu a reeleição e uma projeção regional pela grande liderança, tanto que no ano de 2000, Rubem foi convidado a gerir a Azonasul.
Os oito anos de batalha tiveram muitas dificuldades e limites, porém, o bastante para entregar a administração em 2004, com uma redução de 85% nas dívidas herdadas. Um projeto que não teve uma continuidade e Herval até 2008 teve novamente uma drástica queda e mais uma vez o sucateamento da máquina pública e as dívidas assolaram o município. Foi então que o projeto de desenvolvimento em longo prazo foi retomado pelo mesmo grupo em que Rubem sempre esteve inserido, gestões Ildo Sallaberry de 2009 a 2016. O desenvolvimento de Herval foi nítido e Ildo conseguiu praticamente acabar com a dívida e Herval passou a ter cidadãos mais envolvidos com a comunidade e com autoestima para iniciar novos projetos por conta das oportunidades.
Novamente oito anos de gestão foram encerrados e o grupo #SOMOS TODOS HERVAL botou seus soldados na rua para defender o município e botar em prática a Olimpíada do Desenvolvimento que com orgulho Rubem defende a participação cidadã e democrática nos processos de melhorias e de um município pensado em longo prazo, em que os cidadãos possam estar mais atentos e mais participativos. Esse projeto tem como premissa a formação de associações e conselhos de bairros, associações e conselhos rurais, parcerias com entidades que ofereçam capacitação e formação profissional como no caso SENAR/Sindicato Rural de Herval, SEBRAE, ACIAS e Conselhos que representem as pastas, como o Conselho de Assistência Social, Conselho de Habitação e Conselho de Desenvolvimento Rural, que já existem e auxiliam e são parceiros do município em várias situações, representando suas comunidades e temas.
Rubem também deixou claro que já pensa o município para os próximos 20 anos e que está provocando os cidadãos a estar junto com o poder executivo cobrando por um município melhor e com mais oportunidades. E sim, essa gestão em 200 dias já tem cumprido seu papel e mesmo com poucas verbas disponíveis está se fazendo o possível. Projetos que continuam como a Casa das Oficinas, embueiramentos e melhorias em ruas da cidade, aumento nos convênios com entidades, patrolamento de estradas rurais e vicinais semanalmente, atendimentos médicos e odontológicos no interior, pequenas obras e reparos em prédios públicos, pontes, aquisição de equipamentos para a secretaria de agricultura entre outras e o grande projeto em andamento que trata do Saneamento Básico, ainda sem grandes feitos, porém, em tudo isso há vitória e crescimento e um município que enxerga em meio ao caos econômico novas oportunidades e mais participação popular.
Foto cedida: Assessoria Azonasul
Fonte: Site Prefeitura de Herval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA PARTE DO BLOG, COMENTE, DÊ SUA OPINÃO.